Número de pessoas que sobrevivem ao câncer deve aumentar 31% até 2022, diz estudo americano

A Sociedade Americana de Pesquisa sobre o Câncer (The American Association for Cancer Research, AACR) divulgou nesta quarta-feira o segundo Relatório Anual de Sobrevivência ao Câncer nos Estados Unidos. O documento, publicado no periódico científico da AACR, Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, prevê um aumento de 31% na sobrevivência ao câncer nos Estados Unidos até 2022: de 13,7 milhões de sobreviventes em janeiro de 2012 para 18 milhões dez anos mais tarde.

O relatório utiliza dados governamentais do programa Surveillance, Epidemiology and End Results, que recolhe informações sobre câncer na população dos Estados Unidos, e de projeções para o censo populacional do país.

Além do aumento estimado no número de sobreviventes ao câncer, o documento mostra que a sobrevivência não é uniforme para todos os tipos de câncer. Atualmente, mulheres com câncer de mama representam 22% dos sobreviventes, enquanto homens com câncer de próstata correspondem a 20%. Pacientes com câncer de pulmão, o segundo tipo mais comum da doença, representam apenas 3% dos sobreviventes.

“Pacientes com câncer de próstata apresentam quase 100% de taxa de sobrevivência em cinco anos. O câncer de mama teve um aumento expressivo, de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Mas nós precisamos de ferramentas de diagnóstico e tratamentos melhores para o câncer de pulmão”, afirma Julia Rowland, diretora do Departamento de Sobrevivência ao Câncer do Instituto Nacional do Câncer, parte do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Desafios – De acordo com Julia, o aumento do número de pessoas que sobrevivem ao câncer representará um novo desafio para a saúde pública. Pacientes diagnosticados com câncer terão chances maiores de apresentar outras doenças concomitantes que precisarão ser tratadas. Ela também estima que 16% dos pacientes já terão desenvolvido um tumor anteriormente. “Garantir que esses pacientes tenham vidas longas, saudáveis e produtivas será um desafio para todos nós”, afirma.

Parceria especial com o CardioCurso.
Conheça: www.cardiocurso.com.br
Matricule-se online: www.aulabrasil.com.br

Facebook Cardio Curso

Parceria especial com o MedInvest.
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.medinvest.com.br

Facebook MedInvest

Parceria especial com o curso de Prova Plástica.
Conheça: www.provaplastica.com.br
Matricule-se online: www.provaplastica.com.br

Facebook Prova Plástica

Parceria especial com o Curso de Sutura.
Conheça: www.sutura.com.br
Matricule-se online: www.sutura.com.br

Facebook Sutura