Nascidos prematuros podem ter menor capacidade mental

– Uma pesquisa da Universidade de Helsinki, na Finlândia, investigou até que ponto existe relação entre o nascimento prematuro, sob condições adversas, e as faculdades mentais já no início da vida adulta. E foi descoberto que nascer antes do tempo, embora não cause sérias deficiências cerebrais, tende a reduzir a capacidade mental das pessoas.

Para o teste, foram recrutados 208 jovens adultos finlandeses, metade dos quais haviam nascido com muito pouco peso (menos de 1,5 kg), mas se recuperaram e sobreviveram. A partir de alguns experimentos, no entanto, constataram que os prematuros apresentaram menores índices de atenção, memória, além de um menor QI, de maneira geral.

Nos Estados Unidos e na Europa, está em teste um novo tipo de educação suplementar para pessoas que apresentam dificuldades cognitivas. Este método, chamado de “educação remedial”, é concebido para ser aplicado depois do Ensino Médio, e era essa a faixa etária dos participantes da pesquisa.

A ideia da educação remedial, segundo os pesquisadores, seria amenizar uma diferença que se cria naturalmente entre os prematuros e os nascidos no tempo certo, embora essa “desvantagem” nem sempre seja tão grande assim.

A equipe que conduziu o teste recomenda, além disso, que os pais de bebês nascidos com baixo peso procurem especialistas, que possam ajudar a estimular o cérebro dos filhos, ainda na primeira infância. [Reuters]