Menino de três anos esteve 251 dias com coração artificial

Um menino britânico de três anos foi mantido vivo com um coração artificial por 251 dias, depois de lhe ter sido diagnosticado cardiopatia dilatada. O período de sobrevivência foi considerado recorde para uma criança na Grã-Bretanha.

Joe Skerratt, de Kent, no sudeste britânico, aguentou 251 dias com um coração artificial, após ter sido diagnosticado com uma doença cardíaca, ou seja, o órgão era demasiado grande para a caixa torácica e tinha dificuldades em bombear o sangue para o resto do corpo.

Nas declarações avançadas pela BBC, a mãe de Joe afirmou que viu a “personalidade dele voltar à vida” assim que recebeu o órgão artificial, mas que essa etapa foi apenas o início de uma longa espera por um dador.

Ao 251º dia, a família recebeu a notícia que tanto queria ouvir. Já havia um coração para doar ao menino de três anos.

O pequeno Joe, em dezembro de 2010, apresentava um quadro clínico delicado. O coração começou a falhar, os médicos descobriram que as válvulas não funcionavam e que o órgão tinha aumentado ainda mais de tamanho.

A criança sofreu duas paragens cardíacas e foi transferida para o hospital Great Ormond Street, em Londres, onde o músculo cardíaco parou pela terceira vez. Mal a sua situação ficou estabilizada, foi ligado ao “Berlin Heart”, o coração artificial. E assim viveu durante 251 dias.

FONTE: Jornaldenoticias