MEC vai apoiar construção hospital universitário no campus da UFMT

O projeto de construção da nova sede do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), dentro do campus de Cuiabá recebeu o apoio do ministro da Educação, Fernando Haddad, e vai ser incluído no programa de Expansão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A informação foi prestada pelo reitor Paulo Speller, logo após a reunião, na tarde desta quinta-feira, 21/06, no Ministério da Educação (MEC), com a participação secretária de Ensino Superior (SESu) em Exercício, Maria Ieda Costa Diniz; do governador do Estado, Blairo Maggi; do líder da bancada federal de Mato Grosso, deputado Carlos Abicalil; do deputado federal Homero Alves Pereira, e do superintendente do Hospital HUJM, José Carlos Amaral Filho.

De acordo com o reitor, ´´a bancada Federal apoiará o projeto com recursos adicionais ao orçamento da União para esta finalidade“, conforme manifestação do líder, deputado Abicalil. O governador Blairo Maggi externou o apoio ao projeto colocando-o como uma demanda de Mato Grosso, que não conta com hospital federal em todo o seu território, de quase um milhão de quilômetros quadrados.

O superintendente do HUJM, José Carlos Amaral Filho fez uma apresentação técnica qualitativa e quantitativa do projeto do hospital, que terá 256 leitos. No próximo mês o diretor do Departamento de Residência e Projetos Especiais na Saúde da SESu, José Wellington Alves dos Santos, virá a Cuiabá para conhecer, in loco, a atual estrutura do HUJM.

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) foi criado em 1982 e inaugurado em 1984. O prédio, onde funcionava um sanatório, foi reformado e ampliado para abrigar, temporariamente, o HUJM, que ali permanece até hoje. Entretanto, a despeito das dificuldades enfrentadas, acumula prêmios e diplomas de reconhecimento, tais como o Prêmio Qualidade Hospitalar, conferido pelos usuários, o Prêmio Nacional Professor Fernando Siqueira, por Ações de Humanização no atendimento pediátrico e aleitamento materno, ambos conferidos pelo Ministério da Saúde.

Ao longo de sua história o Hospital Universitário da UFMT tem sido referência em diferentes áreas em Mato Grosso para o ensino, pesquisa, extensão e assistência. Atualmente oferece 123 leitos nas áreas de Clínica Médica, Infectologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e UTI Adulto e Neonatal; realiza 100 mil consultas/ano (médicas, de enfermagem, de nutrologia e de psicologia); faz seis mil procedimentos cirúrgicos/ano; 250 mil exames laboratoriais/ano; 4000 mil internações/ano. Além disso, atende os casos mais complexos da demanda do SUS de todo o Mato Grosso e de estados da região Norte, especialmente de Rondônia.

O HUJM é referência estadual em várias áreas de assistência, destacando-se as hepatites, Leishmaniose, Malária, AIDS (adulto, gestantes e infantil); gestação de alto risco; serviço de triagem neonatal (teste do pezinho); UTI Neonatal; Oftalmologia; Lúpus, Diabetes; em atendimento às vítimas de violência contra a mulher e a criança; em atendimento a ostomias e a feridas, para o qual mantém ambulatórios específicos. Para a formação profissional, recebe alunos de graduação da UFMT e de outras faculdades e universidades conveniadas nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Administração Hospitalar. Oferece Residência Médica em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Pediatria, Infectologia, Clínica Médica e Saúde da Família (recém implantada).

Além disso, a UFMT e o HUJM são líderes em pesquisa na área de saúde e oferecem amplo campo de pesquisa em várias áreas. O hospital possui um ativo Comitê de Ética em Pesquisa na área da saúde – o primeiro de Mato Grosso -, dá suporte à pesquisa em saúde para todo o Estado e oferece vagas de mestrado em áreas da saúde.

Fonte: Jornal Documento