MEC: Residência médica debate formação profissional

A Comissão Nacional de Residência Médica da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) promoverá, em 14 de agosto, em São Paulo, o seminário Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia. O evento, que ocorre quando a residência médica brasileira completa 30 anos, põe em pauta a reorganização do conteúdo programático da área. O debate abrange também o exercício profissional no Mercosul, o programa curricular e os desafios da formação e da certificação.

De acordo com o secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Antônio Carlos Lopes, o seminário marca um momento de mudança de paradigmas. “Queremos mudanças na residência médica que priorizem o lado humanista e o treinamento do residente para que ela tenha compromisso com a comunidade por meio do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica.

Com essa transformação, o tecnicismo continua importante, mas não está em primeiro plano. O secretário alerta que, para fazer as mudanças, é essencial trabalhar para a reorganização, por competências, do conteúdo programático da residência das sociedades de especialidades.

O seminário será realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também será apresentado o painel Formação por Competência: Estado da Arte. Haverá ainda oficinas de trabalho para gestores, representantes do Ministério da Saúde e da CNRM, integrantes da academia e das sociedades de especialidades médicas.

O encontro visa a possibilitar a cada especialidade médica o encaminhamento de uma reorganização eficaz dos conteúdos programáticos da residência para interagir e atender melhor as demandas sociais em saúde.

Fonte: MEC