Maioria reprova saúde pública no país, diz pesquisa

O levantamento, realizado com 2.002 pessoas , mostrou que 61% dos brasileiros considera o serviço de saúde pública ruim ou péssimo

O serviço de saúde da rede pública é considerado ruim ou péssimo por 61% dos brasileiros, segundo aponta uma pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com o estudo, somente 10% dos entrevistados avaliam a qualidade do Sistema Único de Saúde como boa ou ótima. A demora no atendimento foi apontada como o principal problema do sistema público por 55% das pessoas. Em segundo lugar, a falta de equipamentos e de unidades de saúde foi sugerida por 10% das pessoas, seguida pela falta de médicos, segundo 9% das pessoas.

Para melhorar a situação do serviço público, 57% dos entrevistados acreditam que é preciso aumentar o número de médicos e 30% disseram que o SUS melhoraria se os profissionais tivessem aumento de salário.

Ainda segundo o levantamento, 85% dos entrevistados não perceberam melhoras na saúde pública nos últimos três anos. Do total, 43% dos entrevistados afirmaram que houve piora no sistema de saúde.

O estudo mostrou também que 24% têm plano de saúde contratado, em sua maior parte, pelo empregador. Além disso, 61% dos entrevistados utilizaram algum serviço de saúde nos últimos 12 meses e 79% deles o fizeram na rede pública.

Recursos – Quase todos entrevistados (95%) reconhecem a importância e a necessidade de se destinar mais recursos para a saúde. Para 82% dos brasileiros, os recursos adicionais podem ser conseguidos se o governo acabar com a corrupção.

Somente 4% dos entrevistados acham necessário aumentar impostos para angariar mais fundos para investir na área da saúde.

No total, foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 20 de setembro de 2011. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

FONTE:VEJA.COM