Inscrições para residência médica

O Ministério da Saúde e o Hospital Universitário Pedro Ernesto estão com inscrições abertas para residência médica. Ao todo são 524 oportunidades disponíveis.

O Concurso de Residência Áreas de Saúde 2009 do Hospital Universitário Pedro Ernesto recebe inscrições até o dia 29 de agosto. Os candidatos podem efetuar inscrições pela internet, sob o pagamento da taxa de R$95. As 94 vagas disponíveis estão distribuídas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psocologia e Serviço Social. Os profissinais devem cumprir as atividades em regime integral – podendo incluir plantões – somando uma carga horária de 2.880 horas anuais.

O concurso é dividido por etapas que incluem prova objetiva, discursiva e prático-oral. As avaliações estão previstas para serem realizadas no Campus da Uerj – Maracanã, no dia 2 de novembro, às 9h, com duração máxima de quatro horas. A listagem com a pontuação obtida pelos candidatos será disponibilizada no dia 18 de novembro no site da universidade.

Já para o Concurso de Residência Médica 2009 do Ministério da Saúde são oferecidas 430 vagas. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 12 de setembro pelo site da Uerj ou no campus da Universidade. A taxa de inscrição é de RS49,80.

As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Clínica Médica (Alergia e Inumonologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Pneumologia e Reumatologia), Cirurgia Geral (Cirurgia Cardiovascular, Pediátrica, Plática, Torácica, Vascular, Coloproctologia, Medicina Intensiva, Urologia e R3 em Cirurgia Geral), Anestesiologia (Medicina Intensiva), Cirurgia Plástica (Cirurgia da Mão), Ortopedia e Traumatologia (Cirurgia da Mão) e Pediatria (Cacerologia Pediátrica).

Os programas de treinamento devem ser cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando carga horária de 60 horas semanais, em diversos hospitais das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu.

Os candidatos passam por provas de conhecimentos, cuja pontuação mínima deve ser de 50 pontos para serem aprovados. A avaliação acontece no Campus Maracanã e está prevista para o dia 19 de setembro, das 8h às 13h. Os resultados serão divulgados no dia 31 de setembro, a partir das 14h, no endereço eletrônico (no link “Concursos e Processos Seletivos”) ou afixado nos quadros da CEPUERJ.

Serviço
endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lira Filho, sala 1.006, bloco A, 1º andar; site: www.cepuerj.uerj.br