Inscrições para Residência Médica são prorrogadas até o dia 12

As inscrições para as provas do programa de Residência Médica foram prorrogadas até a próxima quinta-feira, dia 12. O programa de especialização é uma iniciativa pioneira da administração Ivo Cassol e abrangerá cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia. Os objetivos são o aperfeiçoamento profissional e científico do médico e principalmente a melhoria da assistência à comunidade. A implantação e o desenvolvimento do programa é de responsabilidade da Secretaria de Estado da saúde (Sesau).

Serão oferecidas 2 (duas) vagas para especialização em Cirurgia Geral (Médico R-1) e 2 (duas) para Obstetrícia e Ginecologia (Médico R-1). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 e pode ser feita no gabinete da Direção do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), na Av. Governador Jorge Teixeira, n. 3766, das 08:00h as 12:00 às 14:00h as 18:00 (horário comercial). O prazo de duração da Residência Médica será de 2 (dois) anos para Cirurgia Geral e de 3 (três) anos para Ginecologia-Obstetrícia. “O governo do Estado começa a trilhar um caminho pioneiro que promete revolucionar o processo de ensino da medicina no Estado, pois o funcionamento dos cursos de residência contribuirá diretamente no processo de formação e fixação de profissionais médicos em Rondônia. Nossa meta é manter um padrão de excelência em qualificação”, afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.

Atualização dos professores médicos – As provas serão realizadas no próximo dia 15 de janeiro às 8 horas (horário de Rondônia). O local de realização da prova será no Auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Centro), na Avenida Presidente Dutra n. 2965, em Porto Velho. A duração da prova será de 4 horas. O resultado final das provas escritas será divulgado no dia 18/01/2006 no endereço eletrônico http://www.rondonia.ro.gov.br. “O residente terá a oportunidade de acompanhar aulas de profissionais qualificados e com experiência. Isso também será de suma importância para a atualização dos professores médicos”, declarou o diretor do HB, Amado Rahhal acrescentando que os candidatos que ingressarem na Residência Médica receberão uma bolsa de estudo de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais) conforme o estabelecido pela CNRM, Lei Federal n. 10.405, de 1/1/2002, que será pago pelo Programa de Residência Médica da Sesau.

Fonte: Rondônia Agora