Inscrições para Residência Médica 2006 terminam na quarta

O presidente da Fesp (Fundação Escola de Serviço Público), Paulo Marques, prorrogou até as 20h do dia 31 as inscrições para o Exame de Seleção à Residência Médica/2006. Desde o dia 2, a fundação já inscreveu 4.043 candidatos de quase todos os estados brasileiros. Desse total, 3.883 preferiram preencher as fichas via Internet, pelo site www. fesp.rj.gov.br. Apenas 160 optaram pela inscrição por sedex. O edital de prorrogação já pode ser acessado no site da fundação.
Os 4.043 candidatos inscritos até agora estão disputando 400 vagas, em várias especialidades, oferecidas pela Secretaria de Estado de Saúde, pela Fundação Municipal de Niterói, pelo Iaserj (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro) e pelo Ministério da Saúde. A taxa de inscrição de R$ 125 também pode ser paga on-line, pois o boleto bancário já vem com código de barra. Os aprovados ganharão bolsa no valor de R$ 1.500 para uma carga horária de 44 horas, alimentação no local de serviço e alojamento durante os plantões.

Segundo a Diretoria de Recrutamento e Seleção da Fesp, responsável pelo processo seletivo, a inscrição via Internet facilitou os candidatos de outros estados brasileiros, pois nas seleções anteriores eles só tinham a opção de enviar suas fichas por sedex. Esta é a primeira vez que a fundação, vinculada à Secretaria de Administração e Reestruturação, está usando a Internet em um concurso público.

Como lembra o presidente Paulo Marques, a tecnologia usada é 100% Fesp com total apoio do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), o que significa a entrada definitiva da instituição na era da informática para inscrições em todos os concursos a serem realizados daqui pra frente.

Paulo Marques sugere que os candidatos não deixem suas inscrições para o último dia para evitar possíveis congestionamentos de comunicação. Ele também lembra que se a inscrição não for efetivada pela Internet até três dias úteis após o pagamento do boleto bancário, o candidato deve comparecer à Fesp, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio, entre 10h e 16h, com a comprovação do pagamento e a impressão da ficha de inscrição.

As 400 vagas oferecidas são para as áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Preventiva e Social, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia.

A data das provas, horário e locais dos exames estarão disponibilizados a partir das 10h de 28 de setembro, quando os candidatos deverão confirmar suas inscrições, também via Internet, no site da Fesp.

Fonte: MEC