Informações Importantes: 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Está chegando o 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia da SBC. Selecionamos as principais informações para facilitar sua chegada, credenciamento, mobilidade e aproveitamento dos temas.

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

DATA E LOCAL

Data: 20 a 22 de setembro de 2019 (sexta-feira a domingo)
Centro de Convenções FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 | Porto Alegre – RS

O Centro de Convenções FIERGS tem área total de 36.724,85 m², estacionamento para 3.100 vagas, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e ambientes climatizados. Situado na Sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, localizado a 15km / 15min do centro da cidade e 12km / 12min do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

CREDENCIAMENTO

Para a sua comodidade, você poderá retirar seu crachá antecipadamente, evitando filas.
Secretaria no local do evento:
 Quinta-feira, 19 de setembro, das 14h às 18h
 Sexta-feira, 20 de setembro, das 7h30 às 19h
 Sábado, 21 de setembro, das 7h15 às 18h30
 Domingo, 22 de setembro, das 7h30 às 14h

HANDS-ON

A SBC, para aprimorar a prática assistencial, realiza a 4a edição do SBC Hands-on. É durante a prática que ocorre o desenvolvimento pleno de todas as habilidades. É interessante para melhorar suas habilidades e prática em nossos cursos simulados durante o Congresso da SBC.

ATENÇÃO

As vagas para os cursos SBC Hands-on são limitadas, desta forma a inscrição online ou no local do evento estará sujeita disponibilidade.
As inscrições são exclusivas para os congressistas confirmados no evento.

CERTIFICADO

Haverá certificado especial para o congressista que realizar esta atividade destacando a modalidade, o coordenador e carga horária da mesma.

LISTA DE CURSOS

 BIA (Balão Intra-aórtico)
 Cateterismo e Angioplastia
 Cuidados pós parada
 Workshop: Atualização de Instrutores de TECA
 Eco na Emergência
 Ergoespirometria
 Holter
 iClinic
 MAPA
 Montando seu time de resposta rápida
 Marca-passo na emergência
 MRPA
 Pressão Central
 MEDIDA CENTRAL DA PRESSÃO ARTERIAL E VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO
 Propedêutica
 Ressonância magnética computadorizada
 Síndrome Coronariana Aguda (SCA) – com e sem hemodinâmica
 Veto-eletrocardiografia

IDENTIFICAÇÃO DAS SALAS

Para facilitar a identificação das salas e pôsteres, conheça abaixo as cores das categorias do congresso:

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Confira abaixo as principais atividades

Entre os dias 20 e 22/09, Porto Alegre será sede do 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Serão 25 espaços com programação intensa, repleta de novidades, mais de 6000 lugares.

A grade cientifica foi dividida nas principais áreas da cardiologia, as atividades são voltadas para o cardiologista e indo além da prática cardiológica, num mundo repleto de mudanças, empreendedorismo, tecnologia dentre outros, são temas abordados.

A integração com outros profissionais da área e atividades elaboradas exclusivamente para estes, além de atividades para os acadêmicos e para os residentes fazem deste o grande palco do encontro da cardiologia nacional.

SBC TALKS

(NOVIDADE SBC 2019!)
Uma grande novidade na edição deste ano é o SBC Talks. Um formato de palestra baseado no TED X. O SBC Talks consiste em uma grande personalidade, falando de um assunto chamativo, uma informação que merece ser ouvida.

A prática no consultório

(NOVIDADE SBC 2019!)
Sessões criadas para quem faz consultório, realizadas na mesma sala ao longo de todo o dia, com tópicos frequentes de consultório, nas diversas áreas da cardiologia.

Bate Papo

(NOVIDADE SBC 2019!)
Sessão de “bate papo” com o especialista. Grandes profissionais da área discutindo tópicos atuais ou instigantes que requerem uma boa conduta clínica e assertiva para um curto espaço para definição.

Brasil Prevent

O objetivo destas sessões é promover uma rica discussão sobre o estado da arte na prevenção cardiovascular, envolvendo as mudanças no estilo de vida e a abordagem nos fatores de risco.

Casos Clínicos

O apresentador leva ao público um caso real de desafio da prática clínica, estimulando o debate entre debatedores e plateia.

Controvérsias

(INTERATIVIDADE)
Tópicos controversos são o cerne desta sessão, normalmente envolvem grandes discussões de especialistas da área com opiniões divergentes uma atividade envolvente!

Desafio dos residentes

(INTERATIVIDADE / NOVIDADE SBC 2019!)
Em uma empolgante disputa, representantes de centros de residência de Porto Alegre e região serão abordados com questões da prática clínica e conhecimentos gerais da cardiologia. Prêmios e a dinâmica no estilo gincana fazem parte desta atividade.

Erros Frequentes

(INTERATIVIDADE / NOVIDADE SBC 2019!)
A sessão de Erros tem como objetivo abordar erros que ocorrem habitualmente na prática desta especialidade considerando os protocolos atuais e avanços no diagnóstico e tratamento das doenças.

Fórum de especialidades


(NOVIDADE SBC 2019!)
Visando a integração de toda a equipe de saúde, a SBC realizará os Fóruns de Especialidades durante dois dias de intensa programação em dois auditórios exclusivos.

FÓRUM DE IDEIAS

Grandes Dilemas

(INTERATIVIDADE)
Tópicos de grande controvérsia na prática clínica e que devem ser conduzidos estimulando a discussão dos participantes e plateia. Diferente das controvérsias, este é apresentado no formato mesa redonda.

Mesa redonda

Sessões tradicionais do congresso abordando todas as especialidades da cardiologia com perguntas e respostas ao final. Estão divididas pelas grandes áreas da cardiologia nos auditórios do evento.

Na sala de emergência

(NOVIDADE SBC 2019!)
Sessões criadas para quem frequenta a emergência clínica em seu dia a dia, as atividades serão realizadas na mesma sala ao longo de todo o dia, com tópicos frequentes da emergência, nas diversas áreas da cardiologia.

Sala de Diretrizes

(INTERATIVIDADE)
Conheça e converse com os autores das mais recentes Diretrizes Brasileiras da Cardiologia.

Sessão especial – trials

Cada sessão contará com a exposição dos mais recentes e principais trials e a influência na prática clínica.
Exclusividade: Discuta diretamente, com o Coordenador Principal do Estudo Augustus, apresentado no ACC/19.

Simpósios

Sessão tradicional dos congressos, trazendo temas relevantes da área abordada. As perguntas são realizadas ao final de cada apresentação. Estão divididas pelas grandes áreas da cardiologia nos auditórios do evento.

Sessões internacionais

Os principais temas abordados no ESC Congress, as diretrizes do AHA, o que tem de mais relevante do ACC. A parceria da SBC com as principais sociedades internacionais garantem ao congressista a visão global da prática cardiológica na atualidade.

Fonte: SBC