Implantada residência em Otorrinolaringologia

A primeira residência em Otorrinolaringologia do Norte será implantada nesta terça-feira (31) no Conselho Regional de Medicina. A residência é uma parceria da Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual do Pará. Na ocasião, o médico Valdir Lobato ministrará aula inaugural com os residentes em otorrinolaringologia. Será a sua despedida à frente da direção do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

A primeira residência em otorrinolaringologia vai funcionar no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, no Campus da UFPA. Inicialmente terá dois alunos, aprovados em concurso público. A residência servirá de campo de estágio para alunos de graduação em medicina e terá um caráter diferenciado porque servirá também à Universidade do Estado do Pará. “Trata-se de um consórcio em que o objetivo maior é desenvolver uma cooperação técnica eficiente entre as duas universidades.

Os alunos de medicina sairão ganhando, assim como a população que poderá desfrutar de um serviço médico de qualidade, com profissionais capacitados”, comentou Lobato. A residência terá por base o ensino de otorrinolaringologia de base propedêutica, diagnóstica e terapêutica. Em conseqüência disso, a área de fonoaudiologia será fortalecida por conta dos exames de audiometria e da terapia de voz, que já foram implantados.

Fonte: O Liberal