Hospitais de todo o país fazem mutirão contra o câncer de pele

A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) realiza neste sábado (17), em hospitais públicos e particulares de todo o país, a primeira edição do Mutirão Nacional do Câncer de Pele.

Como parte das ações, o Hospital Federal de Ipanema, que fica na zona sul do Rio de Janeiro, realizou nesta sexta (16) cirurgias em 15 pacientes.

De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do hospital, José Luiz Leal, o objetivo da mobilização é tratar o maior número possível de pessoas.

– Quanto mais cedo o paciente faz essa cirurgia, mais rápido pode ter a confirmação da lesão e melhor é a reparação dos tecidos. Esses pacientes são acompanhados o tempo que for necessário, ele é acompanho para ser orientado sobre a doença.

Segundo o especialista, todos os pacientes que foram operados ontem têm os três tipos mais comuns de câncer de pele, entre eles o carcinoma base celular, o mais frequente e menos agressivo.

Leal explicou que a doença afeta principalmente as pessoas de pele e olhos claros que ficam expostas excessivamente ao sol sem proteção. Os problemas se manifestam com mais frequência depois dos 40 anos de idade.

De acordo com a SBCP, todos os membros da entidade, que trabalhem em qualquer parte do território nacional, seja em clínicas ou hospitais públicos e privados, podem participar do mutirão desde que não haja custo para os pacientes

FONTE : R7NOTICIAS