HC oferece residência médica em três áreas

O programa de Residência Médica em Cardiologia oferecido pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), o primeiro do Estado, e da região Norte, na especialidade, vai disponibilizar quatro vagas em 2006, em regime de treinamento em serviço, com dedicação integral, seguindo os parâmetros exigidos pelo Ministério da Educação. A residência terá duração de dois anos e os concluintes receberão o diploma de Especialista em Cardiologia reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

Hoje, a cardiologia paraense depende do deslocamento dos médicos para distantes centros de formação, localizados especialmente na região Sudeste e Sul do País, onde existem diversos programas de Residência Médica na especialidade. O Hospital de Clínicas é referência no Pará em cardiologia, dispondo de atendimento ambulatorial e internação cardiológica, adulto e infantil, cirurgia cardíaca, cateterismo cardíaco de urgência, além de outros serviços.

A residência em Cardiologia do Hospital de Clínicas terá início no dia 1º de fevereiro de 2006, e as inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 14 de dezembro.

Terapia intesniva e psiquiatria – A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna oferecerá, também a partir de fevereiro de 2006, o programa de Residência Médica nas especialidades de Terapia Intensiva e Psiquiatria em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).O Programa teve início em 2004, tornando o HC a primeira instituição a disponibilizar Residência Médica nessas especialidades na Região Norte.

A Residência Médica tem credenciamento junto ao Ministério da Educação, oferecendo cinco vagas para a psiquiatria e quatro para Terapia Intensiva. O processo seletivo ocorre sempre no final do ano sendo divulgado por meio de Edital Público. O início do curso acontece no 1º dia útil do mês de fevereiro de cada ano.

Além do desenvolvimento prático em serviço, faz parte da programação, os Cursos Teóricos Continuados ou de Extensão em Medicina Intensiva e Psiquiatria, ministrados por especialistas locais e nacionais.

Serviço: Informações sobre o Programa de Residência Médica na Comissão de Residência Médica (Coreme) na Diretoria de Ensino e Pesquisa, telefones (91) 4005-2571/3276-1770, ou pelo site www.gasparvianna.pa.gov.br

Fonte: Agência Pará