Grupo Oncoclínicas e Microsoft utilizam Inteligência Artificial para tratar câncer

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Além de conseguir desenvolver linguagens próprias e gerar conflitos no Vale do Silício, a Inteligência Artificial está sendo usada para uma boa causa no Brasil: a saúde. O grupo brasileiro Oncoclínicas anunciou uma parceria com a Microsoft para utilizar IA e buscar melhorias e avanços no tratamento de câncer.

Os algoritmos de machine learning servirão de apoio para os médicos, auxiliando na escolha do melhor tratamento para cada tipo de paciente. A tecnologia consegue fazer milhões de cálculos cruzando informações e dados oferecidos, chegando a mais resultados em um período de tempo menor do que um ser humano conseguiria.

“Há um volume cada vez maior de informações disponíveis e com a Inteligência Artificial é possível utilizá-lo para empoderar médicos e instituições de saúde a avançarem nos tratamentos que oferecem a pacientes com câncer”, Milton Larsen Burgese, Diretor de Setor Público na Microsoft Brasil. Nos tratamentos de radioterapia, a inteligência artificial vai mostrar os cenários de risco de maneira mais rápida, exibindo para os médicos os tratamentos menos invasivos.

Na área de quimioterapia, a Oncoclínicas também vai trabalhar com o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) da Universidade de São Paulo (USP), que recebe apoio da Microsoft. Os acadêmicos vão ajudar no desenvolvimento de algoritmos capazes de encontrar relações entre diagnósticos de pacientes diferentes.

Para começar o projeto, o CEST vai alimentar a inteligência artificial com os bancos de dados do Grupo Oncoclínicas para ensinar os algoritmos a encontrarem correlações. O processamento será feito com o auxílio da plataforma de nuvem Microsoft Azure.

O grupo brasileiro estima que 16 mil pacientes sejam beneficiados com o projeto na fase de implementação. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 596 mil casos de câncer foram registrados em 2016 no Brasil. Entre os homens, eram esperados 295 mil novos casos, e mais de 300 mil entre mulheres. 

“O contrato de colaboração mútua entre Grupo Oncoclínicas e  Microsoft é mais um exemplo dos esforços que temos empreendido para trazer ao Brasil as mais avançadas tecnologias e as melhores práticas assistenciais do mundo no combate à doença”, Luis Natel, CEO do Grupo Oncoclínicas.

Fonte: Uol Adrenaline

Leitor: Esta matéria foi retirada do Uol Adrenaline. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

O CardioAula também possui a modalidade Extensão.



Matricule-se na modalidade Extensão


Veja as principais dúvidas sobre os pré-requisitos para se eleger para a prova do TEC da SBC

– Assista ou OUÇA a leitura do edital!

– Assista a Playlist oficial do CardioAula com instruções, dicas e trechos de aulas para conhecer o 1o preparatório online em Cardiologia e único há 11 anos APROVANDO NO TEC.


Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest