Grupo Amil lidera reclamações no Procon-SP

Por Felipe Tau

São Paulo – O Grupo Amil é a operadora de planos de saúde que mais recebeu queixas no Procon-SP entre 1º de janeiro e 17 de julho deste ano. A informação foi dada pela fundação nesta segunda-feira, quando foi divulgado o ranking com os dez convênios mais reclamados no Estado de São Paulo no período.

O ranking foi baseado em queixas que precisaram de mediação do Procon-SP para serem resolvidas, somadas a pedidos de orientação e esclarecimentos de dúvidas. Foram 6.120 atendimentos ao consumidor no primeiro semestre deste ano, informou o Procon.

Para o diretor executivo da fundação, Paulo Arthur Góes, há um contraste entre o custo alto cobrado pelos planos e o retorno que oferecem. “O consumidor paga por muitos anos o seu plano e quando mais precisa dele enfrenta obstáculos impostos pelas empresas para dificultar a prestação do serviço, esperando vencer pelo cansaço”, comenta.

Entre as queixas dos consumidores que reclamaram ao Procon-SP estão a demora ou impossibilidade em autorizar e marcar procedimentos, como consultas e exames; a negativa de cobertura ou reembolso; alterações na rede credenciada sem aviso, tanto em quantidade quanto em qualidade dos prestadores de serviços; e reajustes de faixa etária que ferem o estatuto do idoso.

Confira o ranking:

1ºGRUPO AMIL (AMIL, AMICO, DIX e MEDIAL) – 457 atendimentos
2ºGREEN LINE SISTEMA DE SAUDE LTDA – 294 atendimentos
3ºUNIMED PAULISTANA SOC COOP. DE TRABALHO MÉDICO – 166 atendimentos
4ºINTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE S/A – 125 atendimentos
5ºSUL AMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE – 109 atendimentos
6ºITÁLICA SAUDE LTDA – 55 atendimentos
7ºUNIVERSAL SAUDE ASSISTENCIA MEDICA LTDA – 48 atendimentos
8ºCENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO – 42 atendimentos
GOLDEN CROSS ASSIST INTERN DE SAUDE LTDA – 42 atendimentos
9ºBRADESCO SAÚDE S/A – 35 atendimentos
10ºPREVENT SENIOR – SAMETRADE OPERADORA DE SAUDE LTDA – 31 atendimentos

Felipe Tau