Fundação de Medicina Tropical promove curso para residentes

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT) realiza o “I Curso de Radiologia para Médicos Residentes” como parte do Programa de Residência Médica em Infectologia, no período de 25 de setembro a 27 de novembro deste ano. As aulas ocorrerão sempre às terças-feiras, das 19h às 22h, com exceção do dia 6/11, que será substituído pela data do dia 8/11, no mesmo horário. O evento está sendo organizado em parceria com a clínica de radiologia e radioterapia Sensumed.

De acordo com o chefe do DEPOG, Franklin Simões, o objetivo deste curso é complementar a formação do residente. “É uma espécie de reforço dos conhecimentos médicos de radiologia básica para a prática clínica. Temos 50 vagas para oferecer ao público alvo que são, principalmente, os residentes do Serviço de Infectologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e de outros programas vinculados à Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas, como os residentes do Hospital Getúlio Vargas, maternidade Francisca Mendes e das fundações Adriano Jorge, Cecon, Alfredo da Matta e Hemoam”, diz.

Simões explica que a radiologia é de extrema importância no diagnóstico de patologias que não podem ser identificadas pelo exame clínico. “Daí a razão de contribuirmos cada vez mais para que nossos médicos novatos estejam mais familiarizados com a área de diagnóstico por imagem, como a radiografia e a tomografia computadorizada de tórax e abdômen e Ressonância de Crânio, por exemplo”, destaca o médico e professor.

O curso terá duração de 30 horas e constará de quatro módulos: o primeiro consistirá na região do Tórax, com enfoque em radiografia simples e tomografia computadorizada, em 12 aulas; o segundo será relativo ao abdômen, com enfoque em radiografia simples e contrastada, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, com oito aulas; o terceiro será referente à Neuroradiologia e Radiologia de Cabeça e Pescoço, em três aulas; e o quarto e último módulo será sobre Músculo Esquelético. As aulas ocorrerão no auditório da Clínica de Radiologia Sensumed, localizada na rua São Luís, 510, Adrianópolis. Os alunos aprovados no curso receberão certificados de participação e conclusão.

As inscrições, no valor de R$ 50, podem ser feitas via Internet, pelo site www.fmt.am.gov.br ou pelo telefone 2127-3436. As vagas são limitadas.