Ficar sentado por longos períodos aumenta o risco de doença cardiovascular

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

O sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo. Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas do dia sentadas. Há pessoas que chegam a ficar 15 horas sentadas. Ficar sentado a maior parte do tempo aumenta o risco de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer. Além disso, pode causar danos à saúde da coluna e musculatura.

Pesquisas sugerem que se a pessoa ficar sentada por muito tempo, mesmo que faça exercícios, também tem risco de doença cardiovascular. É mais ou menos como fumar. Fumar é ruim sempre, mesmo que a pessoa pratique muito exercício. Ficar sentado também!

A partir de 20 minutos sentado o metabolismo começa a ficar inibido. Ficar em pé a cada 30 minutos já ajuda na ativação. É preciso quebrar o tempo sedentário. Levantar, atender um telefone em pé, tentar se movimentar mesmo que seja no lugar.

E o que fazer? Faça intervalos a cada meia hora, se possível. Opte pelo banheiro mais distante, prefira escada a elevador, busque o cafezinho, encha a garrafinha em um local mais afastado. Se tiver espaço, alongue! Se estiver de folga no sofá, levante nos intervalos e evite longos períodos na inércia.

Síndrome da bunda morta: você sabe o que é?

Bumbum não é só estética. Ele também é fundamental para executar movimentos básicos do dia-a-dia como sentar, levantar, correr e também na prática de esportes.

Os músculos presentes nos glúteos estão divididos em três partes: mínimo, médio e máximo. Eles são responsáveis por movimentos como esticar, girar, abrir e fechar as coxas. “O glúteo é extremamente funcional. Para a prática desportiva, o mais importante é o glúteo médio. É comum um corredor perder performance por deficiência do glúteo médio”, explica o ortopedista e cirurgião de joelho Daniel Rosa.

A principal patologia ocasionada pela insuficiência do glúteo médio é a ‘bursite trocantérica’, ou a síndrome da bunda morta. A questão estética não é o único problema. A síndrome também causa fortes dores e o tratamento é o fortalecimento do glúteo médio.

Fonte: G1

Leitor: Esta matéria foi retirada do G1. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.