Febre Amarela: Repercussões Cardíacas e outros riscos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga 23 casos de febre amarela no estado. Catorze pessoas morreram com sintomas da doença. A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito infectado.

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

SINTOMAS INICIAIS
Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, dor de cabeça, vômito e dores abdominais. O agravamento pode ocorrer entre o quinto e sétimo dia.

COMPLICAÇÕES
Complicações: Alguns pacientes evoluem para uma forma grave da doença, com hemorragias internas, insuficiência renal, hepática e cardíaca.
Uma das causas da miocardite (inflamação do músculo do coração – miocárdio) é a febre amarela. As principais consequências dessa complicação são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas.
O diagnóstico da febre amarela é feito com testes específicos, como PCR e MAC-ELISA. Ou quando o paciente apresenta eliminação de sangue pelo vômito (hematêmese) e fezes (melena). A fase grave, conhecida como tóxica, pode apresentar hemorragias diversas, falência de órgãos, delírio, icterícia (peles, olhos e mucosas ficam amarelos) e coma.

TRATAMENTO
Tratamento após o diagnóstico: Repouso, reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando necessário. Os casos graves devem ser atendidos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de modo que as complicações sejam controladas e o perigo de morte, eliminado.

PREVENÇÃO
Segundo Rodrigo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, as regiões próximas ao município de Caratinga, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, passarão por campanha de vacinação, já que o foco de transmissão da doença é em áreas rurais com pacientes agricultores. A vacinação está disponível para pacientes dessas regiões ou para aqueles que vão se deslocar para essas áreas, entre as idades de seis meses a 59 anos. A vacinação é feita em duas doses, surtindo efeito após o décimo dia da vacina.
Não há registro de febre amarela em área urbana no país desde 1942. O mosquito transmissor é o Haemagogus, de comportamento silvestre.

Fonte: Redação do Grupo Preparatório Saúde Cardio Aula . Jornalista: Renata Nagli


Curso Preparatório para Prova de Título de Especialista em Cardiologia 2017

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça: www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest

Facebook MedInvest

Fisioaula – Preparação para Concursos e Atualização em Fisioterapia
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/fisioaula

Facebook Fisioaula

Curso Preparatório para Concursos de Enfermagem – Enfermagem AULA
Conheça: www.cursodeenfermagem.com.br

Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/enfermagem

Facebook Enfermagem