Exame de fundo de olho pode diagnosticar a hipertensão arterial

Equipamento que fotografa fundo do olho esteve disponível para os participantes do XX Congresso Brasileiro de Hipertensão, medida visa incentivar os médicos a difundir a importância do exame para o diagnóstico de uma série de doenças.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão faz um importante alerta para a população: fazer o exame do fundo de olho contribui não só para o diagnóstico de doenças oculares, mas também como forma de identificar precocemente doenças sistêmicas como a hipertensão arterial.

O fundo de olho é a região localizada atrás do cristalino e a retina é a membrana de células sensíveis à luz e receptoras de imagens. “O exame é bem simples e deve ser feito periodicamente, já que serve como instrumento de identificação de uma série de patologias”, explica o oftalmologista, Dr. Emerson Castro.

De acordo com a diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Dra. Frida Plavnik, o exame de fundo de olho permite a visualização direta dos vasos e artérias de forma não invasiva, dessa forma o médico pode realizar um diagnóstico precoce e auxiliar o paciente na adoção de medidas de controle e prevenção de doenças. “Quando a pessoa está com a pressão alta, os vasos ficam contraídos, muitas vezes com estreitamentos e formas tortuosas, além de pequenos edemas ou hemorragias”, explica a especialista.

Além da hipertensão, doenças reumáticas, tumores, tuberculose, toxoplasmose e até mesmo a AIDS são alguns exemplos de problemas que podem ser perceptíveis através do exame.

Pensando nisso, a Sociedade alerta a população sobre a importância do procedimento e disponibilizou em seu XX Congresso Brasileiro de Hipertensão o equipamento necessário para fotografar o fundo de olho na prática diária.

“Essa é uma forma de nós informarmos os médicos sobre a importância do tema em questão e os incentivarmos a transmitir a informação a seus pacientes”, explica Dra. Maria Claudia Irigoyen, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

O aparelho está no estande da SBH, à disposição dos participantes do Congresso, que acontece até 05 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo.

Sobre o Congresso

Principal evento do segmento na área, o Congresso Brasileiro de Hipertensão visa preparar os profissionais da saúde para os novos tempos. Em sua 20° edição, o evento aborda os temas relacionados ao manejo da Hipertensão no século XXI, além de novas tecnologias e tratamentos que estão começando a ser agregados ao tratamento da HAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação SBH