Evento – Médicos discutem doenças raras

Alguns dos maiores especialistas em Erros Inatos do Metabolismo (EIM) estarão reunidos no dia 22 de março, em Brasília, para participar da conferência “Avanços no Diagnóstico das Doenças Metabólicas Hereditárias”. Em discussão, doenças raras detectadas pela Triagem Neonatal e por Espectrometria de Massas em Tandem. O evento é gratuito, aberto aos médicos, residentes e estudantes de medicina e será realizado no auditório do Sindicato dos Médicos, a partir das 19h30.

Ana Maria Martins, médica e professora, vai falar sobre “Abordagem Clínica e Laboratorial sobre Erros Inatos do Metabolismo”. Dra Ana Maria é professora da UNIFESP – EPM (Escola Paulista de Medicina), Diretora do Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo e Superintendente do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo (IGEIM), de São Paulo. “O Conceito e Evolução da Triagem Neonatal” é a palestra que será ministrada pelo Pediatra e Patologista Clínico Armando Fonseca, Diretor-Presidente do Laboratório DLE, no Rio de Janeiro.

O evento é parte do projeto Exame Médico – Encontros de Atualização em Medicina Diagnóstica, promovido pelo Laboratório Exame.

Erros Inatos do Metabolismo – Hoje são conhecidas mais de 500 doenças causadas por Erros Inatos do Metabolismo. A incidência cumulativa dos EIM é de cerca de 1/5000 nascidos vivos, equivalente à incidência do diabetes mellitus juvenil.

As Doenças Metabólicas Hereditárias (DMH) afetam diretamente o metabolismo, prejudicando muitas vezes o crescimento e desenvolvimento de crianças, e o desempenho normal de adultos em qualquer idade. Retardamento mental, insuficiência renal, convulsão e óbito são algumas das conseqüências das Doenças Metabólicas Hereditárias, pela falta de um diagnóstico precoce. Fazer o diagnóstico dos EIM é um desafio da medicina moderna. O Teste do Pezinho Expandido é uma das formas de fazer o diagnóstico de mais de 40 destas doenças congênitas.

Serviço:

Conferência: Avanços no Diagnóstico das Doenças Metabólicas
Hereditárias
Data: 22/03, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Sindicato dos Médicos, 606 sul
Inscrições gratuitas, pelo telefone (6!) 3212.2245 ou no site www.laboratorioexame.com.br.

Fonte: ABN