Estudo prevê novo tratamento contra câncer de estômago

Um tratamento triplo testado na América Latina para erradicar uma bactéria causadora do câncer de estômago apresentou resultados melhores que outros tratamentos mais recentes testados na Europa. é o que aponta um estudo nesta terça-feira (19) na revista cientifica The Lancet.

A análise foi realizada em sete centros – de Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e dois do México – com 1.463 pessoas de idades entre 21 e 65 anos e portadoras da bactéria Helicobacter pylori (H.pylori), que é detectada por testes respiratórios.

Essa bactéria é a principal causadora de câncer de estômago no mundo, sendo responsável por 60% dos casos, disseram os autores do estudo. A maioria dos 750 mil a 1 milhão de mortos anuais por câncer gástrico é registrada na América Latina e Ásia.

Segundo os autores, os resultados registrados na América Latina diferem dos observados na Europa e em certas populações asiáticas.

– Por isso, a eficácia do tratamento para erradicar a bactéria H.pylori pode não ser a mesma em todas as regiões.

Os participantes do estudo receberam diferentes modos de tratamento escolhidos aleatoriamente. Assim, 488 pacientes receberam 14 dias da tripla terapia padrão, que inclui um medicamento contra a acidez gástrica (lansoprazola) e dois antibióticos (amoxicilina e claritromicina).

Os outros dois grupos receberam terapias que utilizavam quatro e até cinco medicamentos diferentes.

O segundo grupo, formado por 489 pacientes, consistiu em cinco dias de lansoprazol, amoxicilina e claritromicina, além de metronidazol (terapia concomitante).

Já o último grupo de pacientes recebeu cinco dias de lansoprazol e amoxicilina e depois mais cinco dias de lansoprazol, claritromicina e metronidazol (terapia sequencial).

Contudo, um grupo de médicos brasileiros criticou a pesquisa através de um comentário que acompanha o artigo, por considerar que é necessário realizar investigações complementareas antes de anunciar a “erradicação em massa” da bactéria.