Estímulo aos médicos residentes

A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B), vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Rio Branco, levantou na semana passada uma discussão sobre a valorização e estímulo do trabalho dos residentes médicos na área do tratamento humanizado. Por esse motivo, foi realizada uma sessão especial na casa para um conhecimento maior do parlamento sobre o “Projeto Piloto do Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina da Família e Comunidade”.

Segundo a vereadora, é preciso motivar mais médicos, principalmente os recém-formados a fazer uma residência nessa área e ter a atenção primária como prioridade em sua profissão. “É acreditando nesses profissionais que garanto que podemos avançar em uma saúde melhor para população, afinal, qual o sonho que com persistência não pode virar realidade”, completou.

Por meio do requerimento da parlamentar, a mesa diretora da câmara acabou cedendo o grande e pequeno expediente de uma das sessões para o debate sobre o tema. A discussão contou com a participação da maioria dos vereadores, além de profissionais da saúde. “Foi um debate rico e esclarecedor. E o melhor, com depoimentos emocionados desses profissionais que dedicam suas vidas ao tratamento humanizado”, ressaltou.

Os profissionais que participaram da sessão dedicam a maior parte de seu tempo no atendimento aos pacientes que buscam o Módulo de Saúde do Conjunto Rui Lino. Rio Branco hoje conta com a atenção de seis médicos residentes, sendo eles: Leonardo da Costa de Souza, Gisele de Souza Nogueira, Olda Moreno da Costa Filho, Leuda Maria da Silva Davalo, Daniela Neves Fernandes, Rodrigo Pinheiro e Marcelus Antônio Motta Prado de Negreiros. Este último, médico da família e comunidade e preceptor do PRM.

“È importante ressaltar que o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade é o único que visa a lapidação de profissionais para atuarem na atenção primária, tendo como base à pessoa e suas particularidades, e não tão somente a doença”.

Fonte: Pagina 20