Estenose Aórtica: Durabilidade do Implante de TAVI.

  1. Introdução: Desde o primeiro implante da primeira TAVI em 2022 realizada pelo Dr. Alain Cribier em pacientes de extremo modo risco foi constato uma progressiva evolução e indicação da TAVI nesse cenário.

Previamente a TAVI foi implantada em pacientes de extremo alto risco, evoluindo para os pacientes de alto risco e moderado risco, com uma idade média de 80 anos e recentemente alçou pacientes de baixo risco com idade média cerca de 70 anos.

Um questionamento a ser feito e nesse cenário com pacientes mais jovens, com uma média de 60 a 70 é: qual seria a durabilidade dessa prótese? Dados do implante de prótese biológica cirúrgica de acompanhamento de acompanhamento de 15 a 20 anos com satisfação e durabilidade da mesma, porém não tínhamos esses dados com grandes evidencias nos pacientes com implante de TAVI.

Houve uma certa preocupação quando um estudo Partner 2 com a prótese balão expansivo publicou seu acompanhamento de 5 anos comparando TAVI vs o implante de prótese biológica cirúrgica demostrando uma maior deterioração com estenose e insuficiência da TAVI em relação a prótese biológica cirúrgica.

Se você gostou veja o conteúdo da aula na integra que está disponível desde 7h da manhã, no nosso canal: https://www.youtube.com/c/AulaBRasilEADCursosPreparat%C3%B3riosOnline

.
Curtiu? Espalhe para seus colegas todos devem se atualizar!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!