Estado discute a implantação de novos cursos de residência médica

Com o objetivo de discutir a implantação de novos cursos de residência médica em Rondônia, o governo do Estado realizou, na manhã do último sábado no auditório do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) em Porto Velho, uma reunião com o coordenador da residência médica da região norte e médico em Manaus, Raymison Monteiro. O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira e médicos da unidade também participaram do encontro.

“Com a implantação das especializações a administração Ivo Cassol começou a trilhar um caminho pioneiro que promete revolucionar o processo de ensino da medicina no Estado, pois o funcionamento e a ampliação dos cursos de residência contribui diretamente no processo de formação e fixação de médicos em Rondônia” afirmou Milton Moreira.

A meta da administração estadual é oferecer vagas nas especialidades de pediatria, traumato ortopedia, infectologia, clínica médica e anestesiologia. O Estado já oferece especialização em cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia.

Benefícios concretos

O coordenador de residência médica para a região norte destacou a iniciativa do governo de Rondônia em implantar e ampliar os cursos de especialização médica “a ação do poder público estadual é um diferencial que traz benefícios concretos aos usuários do sistema de saúde” declarou Raymison Monteiro, representante do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM).

A residência tem um conteúdo detalhado e atual os residentes acompanham aulas de profissionais especializados. Os médicos que já estão se especializando em cirurgia geral e obstetrícia recebem uma bolsa de estudo de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais) conforme o estabelecido pela CNRM, Lei Federal n. 10.405, de 1/1/2002. A expressão “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pelo CNRM, subordinado ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Rondo Noticias