DIABETES: o cardiologista tem papel estratégico na prevenção e no tratamento

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

O médico do coração tem papel fundamental no tratamento e na prevenção do diabetes. “Com o advento da insulina, passamos a trabalhar com o entendimento único de que a importante era reduzir a glicemia. Hoje sabemos que a abordagem do diabético passa pela nossa especialidade, nas questões relacionadas a lípides, pressão arterial e doença aterosclerótica”, afirma o diretor científico do Departamento de Aterosclerose da SBC, José Francisco Kerr Saraiva, que participou do congresso da American Diabetes Association, em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, de 9 a 13 de junho.

Saraiva lembra que mais de dois terços dos diabéticos morrem de doença cardiovascular. “E, na prática clínica do consultório, por volta de 60% dos pacientes com cardiopatias têm diabetes. Se entrarmos numa unidade coronariana, mais da metade sofre da doença”.

O diabetes é uma doença metabólica com transtornos no espectro lipídico e muitas alterações relacionadas à inflamação e à trombose, entre outras. “Passamos a observar que o controle adequado do peso, do colesterol, da pressão arterial, indo além do controle glicêmico, reduziu drasticamente a mortalidade”, diz Saraiva.

Na opinião do diretor científico, o ideal é prevenir, e o cardiologista tem papel estratégico neste ripo de recomendação. “O Diabetes Prevention Program (DPP) dos Estados Unidos mostra que, se o paciente reduzir o peso, fizer exercícios, prevenir alimentos que possam elevar peso e a glicemia, ele reduz mais eficientemente o desenvolvimento do diabetes do que usando qualquer outra estratégica ou medicamento. E, para aqueles pacientes que já têm a doença cardiovascular, eu diria que, se nós conseguirmos fazer a prevenção secundária, com controle adequado glicêmico, da pressão, lípides e excesso de peso, nós
atuaremos de uma forma bastante eficaz na prevenção de eventos cardiovasculares”, finaliza Saraiva.

Fonte: Jornal SBC

Leitor: Esta matéria foi retirada do Jornal SBC. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

O Edital da Prova de Título de Especialista em Cardiologia da SBC finalmente foi disponibilizado hoje.

Clique no link abaixo para baixar.


Veja as principais dúvidas sobre os pré-requisitos para se eleger para a prova do TEC da SBC

– Assista ou OUÇA a leitura do edital!

– Assista a Playlist oficial do CardioAula com instruções, dicas e trechos de aulas para conhecer o 1o preparatório online em Cardiologia e único há 11 anos APROVANDO NO TEC.


Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest