Dia Internacional do Diabético é comemorado em Uberaba, MG

Pessoas puderam aferir pressão e se consultar com endocrinologista.
Nutricionista recomenda seis refeições por dia de três em três horas

O Dia Internacional do Diabético, comemorado nesta quarta-feira (27), foi lembrado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com várias atividades na Praça Rui Barbosa. Quem passou pelo local pôde aferir a pressão arterial, se consultar com o endocrinologista e aprender a se prevenir contra o diabetes. O caldeireiro Adalberto de Moura fez o exame pela primeira vez e o resultado apontou alteração. “Deu 141, mas eu nunca tinha feito esse teste de diabetes. Eu vou chegar no postinho em jejum e fazer outro”, conta Adalberto.
Segundo a nutricionista Daniela Cristina Silva, bons hábitos alimentares podem ajudar a prevenir ou controlar a doença. “A gente orienta que as pessoas façam, no mínimo, seis refeições por dia e se alimentem de três em três horas porque se passar desse tempo o corpo já metabolizou todo o alimento que foi ingerido e pode ser que tenha uma hipoglicemia”, explicou a nutricionista.
Desde que a aposentada Kazuco Horiuchi descobriu que estava com diabetes ela incluiu a caminhada na rotina e antes de sair de casa faz uma série de exercícios para aumentar a disposição. “Faço hidroginástica, um pouco de caminhada, ando muito a pé e faço o acompanhamento direitinho. Nunca perdi nenhum retorno, sigo o tratamento e estou bem”, ressaltou. Ela se alimenta a cada três horas e as frutas estão sempre no cardápio, o que garantiu à aposentada controlar a doença sem a necessidade de medicamentos. A taxa de glicemia caiu de 200 para 98, nível considerado normal.

FONTE g1.com