Desde 2003, medição domiciliar de pressão é reconhecida por organizações internacionais

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Durante muito tempo, acreditou-se que a pressão arterial deveria ser medida somente no consultório médico. Mas desde 2003, o Comitê Nacional Americano de Cardiologia e as diretrizes européia de cardiologia reconheceram a validade da medida doméstica da pressão arterial no gerenciamento do tratamento e na confirmação do diagnóstico.

A necessidade de controlar uma doença que atinge grande parte da população de forma econômica e o fenômeno da hipertensão do jaleco branco foram os principais motivadores do reconhecimento da medida domiciliar. A medida doméstica da pressão arterial permite a coleta de vários resultados, facilitando o acompanhamento do efeito dos medicamentos usados no dia-a-dia.

Já a hipertensão do jaleco branco é um diagnóstico a ser considerado quando uma pessoa se apresenta com uma pressão arterial elevada somente no consultório do médico, porém não tem outros sinais ou sintomas compatíveis com a hipertensão arterial no ambiente domiciliar.

O diagnóstico da hipertensão arterial atualmente pode ser confirmado atrás da monitorização ambulatorial da pressão arterial. São aparelhos que medem automaticamente e registram resultados durante períodos de 24 horas ou mais. A medida realizada pelo próprio paciente não substitui o trabalho do médico ou mesmo a monitorização ambulatorial como diagnóstico, mas pode servir como método auxiliar.

Os pacientes podem optar por dois métodos para a medida da pressão: o método auscultatório tradicional com a utilização do estetoscópio e dos esfignomanômetro ou utilizar equipamento automático da medida da pressão arterial. Para escolha é sempre importante buscar o selo de verificação da qualidade do aparelho que você está usando.

Fonte: CBN – Dr. Luís Fernando Correia

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI