Óculos ou lentes de contato?

Apesar de charmosos para alguns, os óculos de grau não agradam a todos os que precisam usá-los. Porém, há um bom tempo, ter problemas de visão não significa estar eternamente amarrado a óculos. Hoje, é fácil substituir as armações por lentes de contato. Mesmo assim, existem alguns cuidados aos quais você deve estar atento para que essa substituição não se torne um problema.

O primeiro passo é consultar o seu oftalmologista. Nessa consulta, o médico irá verificar o diâmetro, a sensibilidade e a curvatura da córnea. Em certos casos, a curvatura da córnea não é compatível com a das lentes, o que impossibilita o paciente de utilizá-las.

Além disso, ali será escolhido o tipo de lente certo para você. Elas podem ser moles ou duras, permitir maior ou menor respiração, além de ter prazos de validade diversos. Assim que esta parte estiver resolvida, você pode comprar as lentes e começar a usá-las.

É fundamental manter suas lentes sempre limpas, lavando-as com solução multiuso antes e depois do uso. Para fazer isso, utilize a ponta dos dedos, evitando o contato com as unhas, e não enxugue as mãos para que pelinhos da toalha não contaminem as lentes. Não utilize soro fisiológico ou água nesta limpeza.

Com as lentes nos olhos, esteja ciente de que ar-condicionado, fumaça, poluição, claridade e até a tela do computador irão te incomodar muito mais. Para evitar a sua irritação e a dos seus olhos, tenha sempre à mão um colírio lubrificante. Mas não abuse: aplique-o no máximo cinco ou seis vezes por dia.
Após o uso, guarde suas lentes nas caixinhas específicas, banhadas em solução multiuso.

É muito importante respeitar os prazos de validade para evitar o acúmulo de bactérias e fungos. Seguindo essas dicas, você vai evitar qualquer problema com suas lentes de contato. Mas visite seu oftalmologista regularmente para garantir a saúde dos seus olhos.

Fonte: Portal Hosp