Cientistas monitoram a evolução de doenças pelas redes sociais

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Os pesquisadores americanos usam palavras-chave usadas na internet para avaliar se há epidemias ou surto de doenças.

Hoje conseguem-se monitorar os avanços de epidemias, desastres naturais e evolução de gripe, doença frequente em alguns países, através das redes sociais, por meio do monitoramento de palavras-chave.

Às vezes, achamos que uma conversa no grupo de família e bate-papos via celular, é algo local e compartilhado apenas aos amigos, porém está registrado na rede.

Esse foi um trabalho documentado por cientistas dos Estados Unidos, que criaram sistema de análises que monitoram palavras-chave. O sistema foi desenvolvido para cidades menores, onde não há estrutura para epidemias e desastres naturais. O bombeiro será avisado, antes mesmo de alguém acioná-lo.

No atentado da maratona de Boston, o principal hospital que recebeu os feridos já sabia que tinha acontecido o atentado antes de ser acionado pelos bombeiros, porque foram alertados pelo Twitter. Os médicos notificaram as informações para que ocorresse o planejamento prévio do atendimentos aos feridos.

O sistema está sendo usado de forma experimental e com grande aceitação já que combate o grande mal que é a desinformação.

Fonte: CBN

Leitor: Esta matéria foi retirada do CBN. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.