Cientistas encontram células-tronco neurais no fundo do olho

Material fica em um tecido chamado epitélio de pigmento de retina.
Retirada pode ser feita com uma agulha, em qualquer idade.

Cientistas americanos encontraram uma nova fonte de células-tronco neurais dentro do próprio olho humano. As células são consideradas multipotentes, ou seja, podem formar diferentes tipos de células. No entanto, os pesquisadores disseram que ainda é preciso evoluir para explorar essa capacidade de diferenciação.

De toda forma, essas células-tronco podem ser transformadas em qualquer tipo de célula neural. Isso pode levar ao tratamento de problemas no cérebro ou na medula espinhal, para a recuperação de movimentos.
O material fica em uma camada do fundo do olho, conhecida como “epitélio de pigmento de retina”, que dá suporte aos fotorreceptores na retina, onde a imagem é formada. Cerca de 10% das células encontradas nesse tecido têm esse potencial regenerativo.
O achado foi feito com pesquisa em cadáveres que tinham entre 22 e 99 anos de idade, mas as células também podem ser obtidas de pacientes vivos.
“Você pode literalmente enfiar uma agulha no olho e retirar essas células do espaço subretinal”, explicou Sally Temple, do Instituto de Células-tronco Neurais em Rensselaer, no estado de Nova York.
“Essas células são colocadas no embrião e podem ficar adormecidas por cem anos. Ainda assim, você pode retirá-las, colocá-las em cultura e elas começam a se dividir. É bem surpreendente”, completou a especialista.

FONTE: g1.globo.com