Cientistas descobrem sistema que elimina resíduos do cérebro

Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos contra o Alzheimer e o Parkinson

Neurocientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um sistema de drenagem que elimina os resíduos que se acumulam no cérebro. O sistema atua como se fosse uma rede de encanamentos que recolhe as substâncias descartadas pelo órgão. Segundo os pesquisadores, essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos contra o Alzheimer e o Parkinson, causadas pelo acúmulo de proteínas nocivas e toxinas no cérebro. O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.

Como o sistema linfático não atua dentro do cérebro, os pesquisadores sempre se questionaram como essa região se livrava de substâncias sobressalentes, como proteínas descartadas em suas atividades. “A limpeza de resíduos é de vital importância para todos os órgãos e há muito tempo temos perguntas sobre como o cérebro se desfaz deles”, diz Maiken Nedergaard, co-diretora do Centro de Neuromedicina da Universidade de Rochester e autora do artigo.

Em um estudo feito com ratos, cujo cérebro funciona de modo parecido com o humano, os pesquisadores descobriram um sistema de canais que percorre todo o órgão e faz essa faxina. “O cérebro está se limpando de uma maneira mais organizada e em uma escala muito maior do que se tinha pensado anteriormente”, afirma Nedergaard.

Segundo a pesquisadora, a descoberta pode inclusive ajudar a desenvolver novas drogas para tratar doenças cerebrais. “Temos a esperança de que estes resultados tenham implicações para muitas condições que afetam o cérebro, como lesões cerebrais por traumatismo, o mal de Alzheimer, derrames cerebrais e o mal de Parkinson”, acrescentou a pesquisadora.

Limpeza – A limpeza dos resíduos cerebrais é administrada por células conhecidas como células da Glia. Por realizar a mesma função que o sistema linfático exerce no resto do corpo, os pesquisadores nomearam a rede de canais de sistema glinfático.

O líquido cefalorraquidiano tem um papel importante nesse sistema. Os cientistas descobriram que é esse líquido que percorre os espaços vazios no cérebro e recolhe os resíduos. Ele entra no órgão por meio de canais paralelos às artérias cerebrais e sai por canais adjacentes às veias. Depois de juntar as substâncias descartadas, o líquido também é responsável por se livrar delas, funcionando como uma pia onde os resíduos são escoados.

O sistema circula por todos os cantos do cérebro de maneira eficiente, através do que os cientistas chamam de fluxo global. “Dada a alta taxa de metabolismo no cérebro e sua grande sensibilidade, não é de se estranhar que seus mecanismos para se desfazer dos resíduos sejam mais especializados e amplos do que se pensava”, acrescentou.