Cientistas americanos encontram gene que pode relacionar Alzheimer e diabetes

O novo estudo indica que um gene já conhecido e relacionado ao Alzheimer afeta a produção e processamento da insulina

A relação entre Alzheimer e diabetes já é conhecida por médicos e especialistas, mas novas pesquisas tentam explicar de que forma essas doenças estão ligadas. Um estudo desenvolvido por cientistas americanos, publicado na edição de junho na revista Genetics, indica que um gene relacionado ao Alzheimer também afeta o processo de produção e processamento da insulina.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da City College de Nova York, que estudou genes da proteína amiloide em vermes Caenorhabditis elegans. Eles escolheram esse verme porque ele replica perfeitamente a proteína amiloide humana.

O Alzheimer é a causa mais comum de demência. Existem medicamentos que podem desacelerar o processo da doença, mas nenhum que possa interromper completamente seu progresso. Já se sabia que o gene relacionado à proteína amiloide tem alguma relação com Alzheimer: a descoberta de placas dessa proteína no cérebro após a morte, é um indicativo da doença. A novidade agora é a relação desses genes com o caminho da insulina, eles afetam seu processo de produção e processamento.

A relação entre diabetes tipo 2 e Alzheimer foi percebida há sete anos. Nesse tipo de diabetes, comum em idosos e obesos, o organismo se torna resistente à insulina, ou seja, as células não conseguem responder ao hormônio. Evidências clínicas indicam que pacientes com Alzheimer têm neurônios mais resistentes à insulina e que pessoas com diabetes tipo 2 são mais propensas a desenvolver o Alzheimer. Os autores reforçam que são necessários estudos adicionais com humanos para se compreender melhor a relação entre as duas doenças.

FONTE: Veja.com