Cardiologistas publicam novo consenso sobre tratamento do colesterol alto

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

O Colégio Americano de Cardiologia está realizando o seu congresso anual em Chicago e publicou um novo consenso com relação ao tratamento ideal dos pacientes com alterações nos níveis de colesterol no sangue. A última revisão desta diretriz havia ocorrido em 2013, desde então o foco para decisão passou a ser os fatores de risco que a pessoa traz do que os simples resultados dos exames.

A diretriz atual está na edição da revista Journal of the American College of Cardiology, publicado em paralelo no congresso. O novo consenso se tornou necessário, não somente pelo tempo que passou, mas também por conta da divulgação de novas evidências científicas apoiando o uso das estatinas e pela chegada no mercado de novas substâncias inibidoras de uma enzima PCSK9, que atua no processo de metabolização das gorduras no fígado.

Um foco importante dessa diretriz é ênfase nas mudanças de comportamento dos pacientes, onde o estilo de vida é fundamental para o tratamento. Dieta adequada, prática de exercícios, parar de fumar, controlar estresse estão entre as estratégias mais importantes. O uso de outros tratamentos medicamentosos, além das estatinas, estão presentes nesta diretriz e entram na estratégia terapêutica, mais um vez de acordo com o perfil de risco de cada paciente.

Uma análise mais simplista da última publicação de 2013 levava a conclusão de que mais gente estaria no grupo que receberia indicação do uso de medicação. E neste consenso, uma abordagem mais individual, de acordo com as características pessoais, acontece não só pela busca por uma medicina mais personalizada, mas também por conta do aparecimento de medicações extremamente caras e que precisam ser bem indicadas ou então se pode comprometer a sustentabilidade do sistema de saúde como um todo.

Fonte: CBN – Dr. Luís Fernando Correia

Leitor: Esta matéria foi retirada do CBN. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

O Edital da Prova de Título de Especialista em Cardiologia da SBC finalmente foi disponibilizado hoje.

Clique no link abaixo para baixar.


Veja as principais dúvidas sobre os pré-requisitos para se eleger para a prova do TEC da SBC

– Assista ou OUÇA a leitura do edital!

– Assista a Playlist oficial do CardioAula com instruções, dicas e trechos de aulas para conhecer o 1o preparatório online em Cardiologia e único há 11 anos APROVANDO NO TEC.


Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest