Brasil renova suspensão de patente de remédio contra Aids até 2017

O Efavirenz 600 miligramas (principal dosagem consumida no Brasil) faz parte do coquetel de remédios usado no tratamento da aids

O governo brasileiro renovou por mais cinco anos a suspensão da patente do remédio antiaids Efavirenz, que pertence ao laboratório americano Merck. O decreto que renova a suspensão da patente, retirada no país há cinco anos, foi assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A ratificação da medida alega razões de interesse público.

O Efavirenz 600 miligramas (principal dosagem consumida no Brasil) faz parte do coquetel de remédios usado no tratamento da aids. A droga é distribuída de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A suspensão da patente foi anunciada pelo Brasil em 2007 em meio a uma disputa de preços. Os valores exigidos pelo laboratório americano eram considerados excessivos pelo governo e a produção nacional de Efavirenz pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reduzia para menos da metade o preço cobrado pelo Merck.

A suspensão da patente e fabricação do remédio no Brasil foi adotada dentro dos limites estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo dados oficiais, o Efavirenz é usado no país por 103.000 pacientes e a produção da Fiocruz é suficiente para atender essa demanda.

FONTE:Veja.com