Brasil realiza o primeiro transplante de artéria

O aposentado Hamilton Bispo da Conceição, de 56 anos, foi o primeiro brasileiro a ser submetido a um transplante de artéria de doador falecido para evitar a amputação de sua perna direita – comprometida pela aterosclerose. A cirurgia, inédita no Brasil, foi realizada no Hospital São Paulo no final do mês de janeiro. “Depois de dez dias, o paciente saiu do hospital totalmente recuperado, sem dor e andando”, afirmou José Carlos Baptista Silva, responsável pelo transplante.

Antes do procedimento, Conceição já não podia mais andar. Por causa da doença, passou os últimos meses tomando analgésicos potentes e dormindo sentado, com a perna levemente inclinada, para tentar aliviar a dor. “Queimava por dentro”, diz. A doença atingiu sua perna direita, obstruiu quase completamente a principal artéria (femoral) e, por consequência, provocou a má circulação. A saída para o problema seria amputar a perna do joelho para baixo.

Conceição é ex-fumante e possui insuficiência renal crônica. “Tentamos todas as possibilidades de tratamento que existem, mas não deu certo. A solução drástica seria amputar a perna do paciente. Por isso, pensamos que o transplante seria uma boa alternativa”, diz o médico.

A equipe entrou em contato com a Central de Transplantes do Estado, que localizou o doador – um menino de 17 anos. Conceição conta que não temeu os riscos da cirurgia. “Meu medo era perder a perna e ficar preso a uma cadeira de rodas para sempre.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.