Avanços na Medicina ajuda médicos e pacientes

A evolução nos métodos de diagnóstico, em especial, por imagem, trouxe grandes vantagens para médicos e pacientes: exames menos invasivos, ou nada invasivos; procedimentos mais rápidos e resultados obtidos em um curto espaço de tempo; mais segurança e rapidez para decidir o tratamento; e ainda mais conforto para o paciente. Além disso, esses exames permitem acesso fácil às imagens por rede de computadores, melhores meios de transmissão, recuperação e armazenamento. O Dr. Renato Mendonça Adam, Coordenador Científico da Jornada Paulista de Radiologia, dá alguns exemplos.

Cardiologia – Apesar do cateterismo ainda ser o método de maior resolução para estudar as artérias coronárias, há muito, vem se tentando substituir este exame por métodos menos invasivos. Isso só pode acontecer a partir da invenção da Tomografia Computadorizada de múltiplas fileiras de detectores. A Tomografia das artérias coronárias é um método de triagem. Os casos duvidosos devem ser enviados para Coronariografia por cateter. Os que precisam ser tratados para cateterismo, ou cirurgia. Muitos pacientes, no entanto, fazem somente a Tomografia e ficam livres de um método mais invasivo.

Oncologia – Entre os exames aplicados na Oncologia, um dos mais poderosos é a PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons acoplada à Tomografia Computadorizada) com a qual é possível, em apenas 45 minutos, analisar o corpo inteiro, à procura de doença neoplásica, primária ou metastática, estadiar o câncer e monitorar o resultado do tratamento. Os tumores malignos têm metabolismo aumentado e tendem a concentrar muita glicose. A PET detecta esse acúmulo e a Tomografia Computadorizada, por sua vez, mostra a localização anatômica do acúmulo com muita resolução espacial. A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente.

Mastologia – Comparando com a convencional, a Mamografia Digital apresenta vantagem na detecção de câncer nas mamas que apresentam menor conteúdo gorduroso, as chamadas mamas densas. A Mamografia Digital permite o uso de doses mais baixas de radiação. Além disso, a imagem digital pode ser manipulada para realçar a visualização de mudanças estruturais nos tecidos.

Gastroenterologia – Para realizar a Colonoscopia Real, o paciente é anestesiado e o médico introduz um aparelho de fibra ótica, conduzido por toda extensão do intestino, permitindo filmar, fotografar e mesmo realizar procedimentos cirúrgicos. A vantagem da Colonoscopia Virtual é novamente a não agressividade. O exame é absolutamente não-invasivo. Também é um exame para triagem. Se houver dúvida, ou se for encontrado algo, tem que prosseguir com a Colonoscopia Real. Porém, a maioria dos pacientes pode parar na Colonoscopia Virtual, sem recorrer a um método mais agressivo e invasivo.

Fonte: Gazeta da Serra