Atendimentos de alta complexidade

Disponível no Acre apenas na rede de saúde privada, o ecocardiograma, que atende pacientes cardiopatas, já pode ser realizado na Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre).

Trata-se de um exame de alta complexidade para tratamento de problemas do coração e cuja realização no sistema de saúde pública está sendo possível graças ao intenso trabalho do médico e senador Tião Viana (PT-AC), com ajuda de membros da bancada federal do Acre em Brasília, na liberação de recursos para a aquisição dos equipamentos necessários à nova prestação de serviços.

Além do equipamento para esse exame, também estão em fase de aquisição pelo governo do Estado outros aparelhos para realização, nos próximos meses, do teste ergométrico e do cateterismo cardíaco, realizado somente fora do Estado e que era um dos grandes causadores da emissão de guias do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

De acordo com o médico Rinauro Santos, gerente técnico da Fundhacre, as medidas fazem parte do conjunto de ações do governo para a implantação da cardiologia de alta complexidade na rede pública de saúde do Acre, em parceria com o Instituto do Coração (Incor).

Cirurgias serão intensificadas – Com a reforma realizada no Centro Cirúrgico da Fundhacre, houve uma redução no número de cirurgias realizadas no ano de 2005, de pelo menos 900 procedimentos, em comparação ao número de 2004, que chegou a 4.300 cirurgias feitas. Para atender à demanda reprimida e reduzir o tempo de espera dos pacientes na fila, a direção do hospital decidiu que a partir deste final de semana irá iniciar um Programa de Intensificação dos procedimentos cirúrgicos.

O diretor clínico da Fundhacre, Thadeu Moura, informou que a idéia é antecipar o atendimento aos pacientes que estão no final da fila para que, com isso, o tempo máximo de espera por cirurgias já marcadas seja de, no máximo 60 dias. “Para serem chamados os pacientes deverão entrar em contato com a Central de Atendimento de Cirurgias da Fundhacre para atualizarem dados do seu cadastro, como número de telefone, por exemplo.”, explicou Moura.

Residência médica – Implantada desde 2000, na Fundhacre, a Residência Médica está admitindo este ano a sétima turma de médicos para atuarem em dez áreas específicas: Clínica médica, Cirurgia Geral, R3 em cirurgia do trauma, Infectologia, Medicina da Família e Comunitária, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Cardiologia.

Ao todo, são oferecidas 33 vagas e pelo menos 91 candidatos de vários estados do Brasil se inscreveram e fizeram as provas aplicadas no último dia 10 de janeiro em São Paulo, Manaus, Brasília, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Para Thadeu Moura, coordenador geral da Residência Médica da Fundhacre, esta é mais uma ação de consolidação do projeto de qualificação dos médicos e formação de mão-de-obra qualificada para atuação na rede pública de saúde do Estado. Atualmente 41 médicos residentes atuam na Fundhacre, no Hospital do Idoso, no Pronto Socorro de Rio Branco, na Maternidade Bárbara Heliodora, no Hospital da Criança e no Centro de Saúde do Tucumã.

Fonte: UOL