Como realizar o Tratamento da Insuficiência Cardíaca?

Todo dia usamos medicações como terapia de primeira linha para o tratamento de insuficiência cardíaca. Vocês sabem os trabalhos que validaram o seu uso? Vai aí uma tabela para ajudar:

Aparentemente hoje dispomos de um novo medicamento – um inibidor da sglt-2, dado que veio com o estudo DAPA-HF publicado recentemente.

Caso clássico: paciente idoso de 80 anos com sintomas de dispneia progressiva. Solicitado exame complementar devido à suspeita clínica de valvopatia aórtica sendo evidenciado quadro de estenose aórtica degenerativa. Ecocardiograma demonstra área valvar de 0,9cm², gradiente médio de 40 mmHg e espessura das paredes septal e posterior de 18/16 mm.

Muito fácil de conduzir este caso, não é? Nem tanto.

Um interessante estudo publicado esse ano veio nos mostrar a complexidade desse tema.

•  Estenose aórtica = valvopatia grave + comum nos pacientes > 80 anos (lembrar que aqui estamos descrevendo valvopatias graves e não a prevalência geral – que neste caso o acometimento mitral > aórtico).

•  Prevalência > 4%.

E olha que a associação EAO + depósitos amiloides não é tão rara.

Como se apresentaria o eletrocardiograma desse paciente – provavelmente com baixa voltagem (mesmo com a presença de aumento da massa miocárdica – que nesse caso não seria de cardiomiócitos e sim de depósitos amiloides).

E o ecocardiograma:

Um interessante ponto descrito foram os “red flags” que nos fazem pensar nessa associação.

E olha a prevalência de amiloidose (não confundir com depósitos amilóides apenas) em séries de casos de pacientes com estenose aórtica.

E como conduzir a investigação diagnóstica?

Confirmado a associação: como devemos prosseguir em relação ao tratamento destes pacientes com prognóstico realmente tenebroso?

Pois é, artigo que veio em boa hora como excelente revisão de diagnóstico e orientação sobre duas patologias que estão tão em voga na cardiologia. Espero que na próxima estenose aórtica que vocês diagnosticarem a hipótese de amiloidose esteja na manga como diagnóstico concomitante e assim com ela a investigação.

Clique AQUI para baixar artigo original sobre Estenose Aórtica e Amiloidose Cardíaca.

Só para lembrar os tipos:

  1. Amiloidose AL (primária-cadeia leve)
  2. Amiloidose AA (secundária)
  3. Amiloidose Senil (wild type)
  4. Amiloidose AF (familiar ou hereditária)
  5. Amiloidose cutânea

Os que mais interessam ao cardiologista – amiloidose AL, senil e hereditária.

Dr. Halsted Gomes

  • Médido da UCO e de Unidade pós operatório
  • Especialista em Ecocardiografia Básica, Avançada e Ecocardiografia Transesofágica
  • Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.