Antibiótico para os olhos reduz 49% da mortalidade infantil

A administração de um antibiótico nas crianças etíopes atingidas pela tracoma, uma infecção ocular contagiosa que pode provocar a cegueira, reduziu o risco de mortalidade infantil em 49%, de acordo com um estudo divulgado no Journal of the american medical association.

A Organização mundial da saúde (OMS) recomenda uma distribuição em massa e a administração por via oral do antibiótico azitromicina como um dos meios de combate à trachome, escrevem os autores deste estudo.

Esta abordagem mostrou-se eficaz contra o Chlamydia trachomatis, o micróbio patogénico responsável pela doença, tanto a nível individual como no conjunto das aldeias onde o antibiótico foi distribuido, prosseguem os médicos.

Este tratamento pode ter efeitos inesperados nefastos como a resistência do organismo aos antibióticos. Mas pode também ter efeitos benéficos combatendo outras infecções, sublinham estes pesquisadores.

O azitromicina poderia assim reduzir as infecções respiratórias e gastro-intestinais e talvez mesmo o paludismo, que são muitas das causas essenciais de mortalidade nas crianças das regiões rurais da Etiópia, explica num comunicado Travis Porco, da Universidade de Califórnia, em São Francisco (oeste).

Este médico analisou os efeitos deste antibiótico, administrado por via oral, em crianças etíopes com idades de um aos nove anos.

Quarenta e oito comunidades foram escolhidas aleatoriamente para receber os antibióticos de acordo com três diferentes frequências.

O primeiro grupo recebeu o medicamento uma vez num espaço de um ano, o segundo grupo administrou o antibiótico duas vezes num ano. E o terceiro recebeu o medicamento um ano após os dois primeiros.