Alerta aos médicos – Teste do olhinho

Alerta aos médicos!

CBO/Sociedade de Pediatria informam sobre o Teste do Reflexo Vermelho.

O Dia Mundial da Visão de 2010, comemorado no último dia 14 de outubro, uniu a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em pró de uma campanha única: informar e alertar os profissionais de saúde, além dos pais, sobre a saúde visual das crianças.

Teste do Olhinho

Este procedimento pode detectar precocemente algumas das maiores causas de cegueira infantil na faixa etária de 0 a 5 anos, como a catarata, o glaucoma congênito e o retinoblastoma (o câncer na retina). Incluído no Rol de Procedimentos Médicos 211 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é de ressarcimento obrigatório pelas Operadoras de Saúde e direito do credenciado ou cooperado, além de ter sido instituído por lei em todas as maternidades públicas do país.

Fotografe seu filho com flash!

Também como parte das ações do Dia Mundial da Visão, a SPSP está divulgando em seu site um vídeo informativo sobre a importância de avaliar fotos da criança realizadas com flash. O Teste do Reflexo Vermelho pode detectar diferenças nos olhos e indicar a necessidade de exames específicos para diagnóstico de câncer.