Abel Braga teve arritmia cardíaca, quadro já apresentado antes, revela médico do Flamengo

Abel Braga teve arritmia cardíaca, quadro já apresentado antes, revela médico do Flamengo-CardioAula

Arritmia que se tornou comum entre os treinadores brasileiros no último ano, a Fibrilação atrial (FA) é a arritmia sustentada mais comum do mundo. Sua incidência estimada é de 1% da população mundial, e aumenta com a idade. Nos pacientes com FA, em torno de 50% tem mais de 80 anos. Devido ao maior controle das doenças de base, melhoria das drogas, diagnóstico mais precoce e controle dos fatores de risco, houve um aumento da expectativa de vida. Com o envelhecimento populacional aumenta a prevalência da FA, porém, essa população está mais vulnerável às morbidades da FA como IC e AVC. Estudos demostraram que, de maneira equivocada, essa população, que parece estar mais sujeita as complicações da FA, é a que os médicos menos prescrevem anticoagulantes devido ao medo de hemorragias. Os homens apresentam maior predisposição a FA, porém, devido à maior expectativa de vida, a incidência na mulher é maior. E a FA permanente é a de maior apresentação. Apresenta maior associação com doença cardíaca estrutural, porém, um número significativo de pacientes não apresenta doença cardíaca aparente. A FA está́ associada a um maior risco de morte em relação à população sem FA, além de levar ao aumento de déficit cognitivo. Acima dos 65 anos, a mortalidade 30 dias após o diagnóstico de FA chega a 10%, e atinge 42% em três anos. NOACs (dabigartan, rivaroxaban, apixaban e endoxaban), além de varfarina, são recomendados em paciente com FA (exceto com estenose mitral moderada a grave ou valva cardíaca metálica).

Para pacientes com FA e CHA2DS2VASc maior ou igual a 2 para homens ou 3 para mulheres, anticoagulação oral é recomendada.

Abel Braga teve arritmia cardíaca, quadro já apresentado antes, revela médico do Flamengo-Fator de Risco - CardioAula

Abel Braga teve arritmia cardíaca, quadro já apresentado antes, revela médico do Flamengo-HAS-BLED-Fator de Risco - CardioAula

Dr. Charles Rios Souza
– Médico Assistente do Serviço de Marca-Passo do HC – UFMG – MG
– Estimulação Cardíaca Artificial pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
– Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
– Clínica Médica pelo Hospital Júlia Kubitschek – FHEMIG – MG
– Graduação em medicina pela UFJF – MG